CRF/MS recomenda contratação de novos farmacêuticos e atenção a valorização profissional - Farmacêutico - Notícias - CRF-MS

segunda, 25 de maio de 2020 às 19h00

CRF/MS recomenda contratação de novos farmacêuticos e atenção a valorização profissional

Confira a atuação do Conselho

Como forma de ampliar o acesso da população a saúde, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) tem solicitado às prefeituras e ao Governo do Estado a contratação de novos profissionais farmacêuticos.

Além da criação de novos postos de trabalho, o CRF/MS recomenda que aprovados em concurso público sejam convocados e que os profissionais de farmácia e demais profissionais de saúde, sejam valorizados com condições de trabalho e melhor remuneração.

Nesta semana, o Governo do Estado anunciou a contratação de farmacêuticos para o seu quadro. Os detalhes podem ser adquiridos nos meios de comunicação do CRF/MS.

"Precisamos unir forças para ampliar a valorização dos profissionais com mais oportunidades. Em períodos de maior demanda, como a que estamos vivenciando nesta pandemia, apenas reforça o que já sabemos no dia a dia, que é a importância do farmacêutico para garantir o acesso a saúde", afirma Renato Finotti Júnior, vice-presidente do Conselho.

Para contribuir com o desenvolvimento da profissão, o CRF/MS tem enviado ofícios aos gestores públicos e solicitado reuniões virtuais para debater a iniciativa do Conselho. "Sabemos que tratativas de forma presencial não são recomendadas, por isso entendemos que mesmo virtual, podemos dialogar e colocar o Conselho a disposição de todos, pois nosso objetivo é ampliar as oportunidades aos profissionais. Desta maneira, estamos atendendo a população e ajudando as instituições, pois o farmacêutico faz a diferença na gestão da saúde", destaca Finotti.

Na prática da atuação das instituições, demandas trabalhistas são realizadas pelos sindicatos, mas o Conselho é solidário aos profissionais e a população, e por isso, está atuando de forma orientativa. A fiscalização do exercício profissional segue normalmente na capital e interior.

O CRF/MS ampliou sua atuação neste período de pandemia, com campanhas de conscientização, orientação aos profissionais, mensagens a população sobre as boas práticas de higienização e prevenção ao coronavírus, apoio aos profissionais de saúde nas demandas técnicas, distribuição de equipamentos de proteção individual conforme as diretrizes da parceria com o Conselho Federal, disponibilizou conteúdos de educação continuada, realizou entrevistas ao vivo por meio das lives, prorrogou o vencimento das anuidades dos profissionais, ajustou o expediente e equipou a equipe para que os atendimentos continuassem, apoiou as ações de vacinação em farmácias e drogarias, realizou ações sustentáveis como o drive thru do descarte correto de medicamentos, contribuiu com a produção de álcool 70% e glicerinado que atendeu estabelecimentos de saúde da capital e interior, entre outras ações que estão em andamento e outras sendo planejadas.

“Cabe ressaltar que a obrigatoriedade de fornecer condições de trabalho, como estruturas e equipamentos de proteção individual é de total responsabilidade dos empregadores e isso não se aplica apenas na rede pública, mas também na iniciativa privada”, conclui Renato Finotti.

Profissionais e empreendedores do setor de saúde que desejarem contribuir com a atuação do CRF/MS, podem enviar sugestões, dicas de projetos e até mesmo críticas, para o e-mail: assessordir@crfms.org.br ou eventos@crfms.org.br.

Fonte: CRF/MS - Imprimir

Voltar

Notícias relacionadas

sexta, 05 de junho de 2020 às 18h00 | Farmacêutico

SES publica nova resolução sobre notificação de casos suspeitos e testados para o Coronavírus

Laboratórios, drogarias e farmácias são obrigadas as notificar casos suspeitos e testados de Coronavírus

quinta, 04 de junho de 2020 às 17h00 | Farmacêutico

Farmácias e drogarias podem vender máscaras de tecido

Medida visa facilitar o acesso da população ao produto, reforçando o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

terça, 02 de junho de 2020 às 09h30 | Farmacêutico

CFF quer saber como o ensino farmacêutico está se organizando na pandemia

Pesquisa com estudantes e professores dos cursos

Av. Rodolfo José Pinho, 66 - Campo Grande - MS | 79004-690 - (67) 3325-8090 - crfms@crfms.org.br

Desenvolvido pela dedicada equipe